Facebook versus Instagram para o seu negócio. Como saber qual escolher para as estratégias de marketing digital da sua empresa?

Facebook versus Instagram

O primeiro passo é ter a definição do seu público alvo e as personas referentes ao seu negócio. A partir daí já conseguimos saber se vale a pena investir nessas plataformas.

Há um movimento, hoje, de usuários migrando entre as mídias sociais. Muitos dizem que o Facebook está perdendo usuários para o Instagram, mas a questão é que o bom e velho Facebook possui muitas ferramentas que são imprescindível para a divulgação de um negócio. Seja ele de serviços ou de produtos. O ponto é que o Instagram é propriedade do Facebook e a rede social azul de Mark Zuckerberg veio chegou primeiro.

Facebook – Inúmeras possibilidades

O Facebook possui aplicações que outras mídias sociais não têm. Ele conta com o gerenciador de anúncios e negócios, que engloba patrocínios para a própria mídia e também para o Instagram. Sem contar que no Facebook você encontra quem e o que procura. Uma marca, uma empresa concorrente, ações promocionais e tudo sobre algo ou alguém. Ele se tornou um agregador de informações sobre tudo e todos.
Vale a pena investir, desde que você alimente a página com conteúdos estruturados, divulgação (promocionais e institucionais) e busque contato direto com seus clientes/prospects.

Além disso, o Facebook faz com que a sua empresa possa ser encontrada de maneira mais fácil nos buscadores. Porém, saiba que ter um Facebook não substitui a função de um site, seja ele institucional ou um e-commerce.

Instagram – a queridinha

No Instagram parece que estamos em uma rede social mais bonita e mais organizada, não é mesmo? O Instagram é perfeito para negócios focados em moda, gastronomia, decoração e tudo aquilo que é mais visual.

Também é a mídia social com a maior presença de influenciadores digitais. Lá eles estão ativamente, sejam blogueiros, youtubers, twitteiros, todos eles estão lá no Instagram fazendo um reforço de sua presença pessoal digital.

Outro fator importante do Instagram é que microempresas vem usando a plataforma como “loja virtual”. As pessoas compram os produtos por inbox e já existe uma confiança nesse tipo de transação comercial. É o ideal? Não. Se sua empresa tem a possibilidade de venda pela internet o melhor é ter sua própria loja online para controle, credibilidade e segurança para todos (tanto para quem vende, quanto para quem compra).

Similares ou diferentes?

Realmente, há uma permanência maior dos usuários no Instagram nos últimos tempos em relação ao Facebook. Acompanhando esse movimento, as empresas passaram a ser muito mais presentes nesta mídia social – dados coletados através de números e pesquisas de sites referências nesse assunto. Apesar desse comportamento, é importante saber que nem toda empresa tem o lifestyle ou materiais para serem divulgados em uma plataforma com foco em imagens. A equipe de marketing e comunicação da empresa precisa detectar isso antes de realizar qualquer esforço em incluir o Instagram em seu plano de ação. Por isso, é sempre importante entender o negócio a fundo e aí definir os canais de divulgação.

Facebook versus Instagram. E aí? Já escolheu?

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